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Com um mundo tão conectado, o marketing nas redes sociais cresceu muito. Afinal, essas queridinhas são essenciais para o crescimento da empresa, pois atraem clientes e transmitem a imagem que a empresa deseja passar aos seus consumidores.  Além disso, é uma ótima forma de relacionamento com os clientes, que estão a cada dia mais inseridos nesse meio.

Nesse conteúdo, vamos abordar as principais características de três das redes sociais mais utilizadas!

 

1 - Facebook

Uma das redes sociais com mais usuários, possui como público mais forte as mulheres entre 18 e 29 anos. Também há uma crescente no público que permeia a terceira idade. Em relação a sua linguagem, possui um tom mais leve e os emojis são bastante utilizados. Sugerimos que sempre coloque uma imagem ou vídeo, pois isso chama mais a atenção do usuário ao passar pela timeline.

Essa rede social é ideal para entender o comportamento dos consumidores, através de curtidas, comentários, compartilhamentos, páginas curtidas, pertencimento a grupos … enfim, um bom campo a ser explorado!

Também sugerimos que, para a sua empresa, faça uma página no Facebook e não um perfil, como ainda acontece por aí. Assim, você pode colocar suas informações e as pessoas podem simplesmente te acompanhar sem que você precise aceitar uma solicitação de amizade. Além disso, a página possui métricas ideais que ajudam a entender o seu público.

O Facebook também é ideal para o relacionamento com os seus consumidores, então aproveite isso! Sempre responda as mensagens enviadas e também os comentários.

 

2 - Instagram

O Insta, como é carinhosamente chamado, não para de crescer e abrange um público mais jovem, geralmente entre os 18 e 35 anos.  Seu foco principal é para o apelo visual, precisando que as imagens e os vídeos sejam bem trabalhados, para que chamem mais a atenção do usuário no meio de tantas outras publicações.

Sendo assim, o texto fica em segundo plano, havendo maior preferência para textos curtos. Os vídeos também devem ser curtos, tanto que a própria plataforma limita esse tempo de exibição. Falando nisso, use muito os stories! – as pessoas gostam bastante por ser mais rápido e dinâmico. Use para mostrar as novidades, o dia a dia da empresa, algum evento ou data especial … enfim, pequenas ações que não precisam ser fixadas na timeline para sempre serem vistas.

Assim como o Facebook, você deve ter uma conta pública para sua empresa e não pessoal, pelos mesmos motivos.  Sugerimos inclusive que você conecte essas o Instagram e o Facebook, pois os usuários geralmente estão conectados em várias, além de facilitar a publicação, que pode ser feita em ambas simultaneamente.

Por fim, também use hashtags em suas publicações. Mas atenção: apenas o necessário, sem #exageros! As hashtags facilitam que suas publicações sejam encontradas, então use palavras-chave que tenham sentido com o que está sendo postado.

 

3 - Linkedin

Essa rede social possui a intenção de encontrar materiais e notícias sobre o mundo do trabalho, vagas de empregos, profissionais, acompanhar empresas… enfim, possui um conteúdo profissional, voltado ao mundo dos negócios, o que a torna bem diferente das redes sociais anteriores. Além disso, é ótima para realizar networking, trocando informações e bons contatos. Por exemplo, você pode fazer benchmarking (troca de informações, processos e ações implementados entre as empresas), ter contatos com marcas e empresas, captar profissionais para uma vaga em sua empresa, etc.

O Linkedin é ideal para você se posicionar como empresa ou gerar autoridade, o que contribui muito para a imagem do seu negócio. Para isso, estabeleça conexões com empresas que estão de acordo com os valores da sua e compartilhe conteúdos relacionados ao mercado, como artigos, notícias, e-books ou como esse post

 

Dicas gerais para o marketing nas redes sociais

  • A foto de perfil deve ser a logo da sua empresa
  • Coloque todas as informações essenciais para o seu cliente. Por exemplo: endereço, telefone, produtos e serviços, preços, promoções, entre outras.
  • O crescimento orgânico é o ideal, mas é importante investir também em anúncios, pois você consegue alcançar um número muito maior de pessoas e ainda atingir as que realmente te interessam. Não é por isso também que precisa anunciar em todos os seus posts;
  • Sempre mensure os seus resultados! Para conferir se suas ações estão adequadas e se necessário, alterá-las. Aproveite que as próprias redes sociais possuem essas informações;
  • Publique nos melhores dias e horários para o seu público. Isso ajudará a ter um engajamento maior;
  • Aproveite o potencial das redes sociais para gerar tráfego para o seu blog ou site, através de links nas publicações (no caso do Insta, precisa ser colocado na bio);
  • E, claro, sempre mantenha uma atualização constante.

 

Então, agora que você já sabe os principais pontos para fazer o marketing nas redes sociais, avalie qual é a mais ideal para o seu negócio e bombe nesse mundo tão conectado!


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